O Cabeamento Estruturado pode ser definido como um sistema baseado na padronização das interfaces e meios de transmissão, de modo a tornar o cabeamento independente da aplicação e do layout.
A idéia central do cabeamento estruturado é cabear todo o prédio de forma a colocar pontos de rede em todos os pontos onde eles possam ser necessários. Todos os cabos vão para um ponto central, onde ficam os switches e outros equipamentos de rede.
Os pontos não precisam ficar necessariamente ativados, mas a instalação fica pronta para quando precisar ser usada. A idéia é que em longo prazo é mais barato instalar todo o cabeamento de uma vez, de preferência antes do local ser ocupado, do que ficar fazendo modificações cada vez que for preciso adicionar um novo ponto de rede.
Cabeamento Estruturado consiste num sistema cuja infra-estrutura é flexível com a utilização de diversos tipos de aplicações sem a necessidade de alterações nos cabos de sinal, seja rede de dados (lógica), telefonia, controles prediais (sensores).
Sistema de Cabeamento Estruturado é formado por seis subsistemas descritos a seguir e ilustrados na figura: